Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

quarta-feira, 20 de abril de 2011

DEPOIS DA CEIA, O GETSÊMANI !

DEPOIS DA CEIA, O GETSÊMANI!

“E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia. E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também. E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:26 a 38)

Dálton Curvello              
Estive hoje meditando na passagem de Marcos 14. Jesus, após concluir a cerimônia da páscoa (a páscoa Judaica, instituída conforme Êxodo 12, sem coelinho, sem ovos de chocolate, e com significado próprio), na passagem que nós Cristãos consideramos como a primeira Ceia do Senhor, o evento em que o Senhor Jesus encerra o período da antiga aliança e institui a Nova Aliança (Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.´-Lucas 22:20) Após concluir essa celebração, diz a Bíblia que “. E foram a um lugar chamado Getsêmani”

GETSÊMANI Significa “PRENSA DE AZEITE”, conforme texto:
A. GET—“PRENSA” (PRESSÃO)

1. A primeira parte da Palavra “Getsemani” é “Get” que significa “pressão”. Em todas as quintas de oliveiras existe um lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas.

2. “Prensa” é a palavra que serve de raíz ás palavras “Pressão” e “Stress”. Todos nós encontramos tremendas pressões na vida que vêm sobre nós para nos desesperar, fazer desistir ou mesmo matar. Satanás é o mestre da “Prensa” (2Cor. 1:8).

B.SEMANI — “ÓLEO,” “PERFUME,” “UNÇÃO” OU “FRUTIFICAÇÃO”

1.Onde há “Get” também existe “Shemeni” (Sémen). Óleo, doçura, unção e muito
fruto são alguns produtos resultantes de espremer as azeitonas.

2.Nós sempre evitamos o quebrantamento. Gritamos para sair da “Prensa”.Queremos alcançar o nível seguinte em Deus através de conhecimentos,padrinhos, estratégias e manipulações. Contudo Deus quer espremer a unção de nós próprios e não ungir-nos por um derramar sobre nós.

3.Jacob derramou Óleo na rocha em Hebron (uma experiência). Mas ele se quebrantou em Peniel (o Encontro). Deus quer levar-nos ao nosso Getsemani, onde poderemos verdadeiramente permitir que Ele controle as nossas vidas.
 (Última Semana de Jesus – Tony Silveira –Série BCCN)

Ao meditar no texto, e em seu significado profundo, não pude deixar de comparar com o que se pratica nos dias de hoje. Temos entre os que se dizem Cristãos, de um lado os católicos romanos, que celebram uma páscoa distorcida, misturando elementos da páscoa dos Judeus com outros oriundos de cultos pagãos. Consideram que Jesus morra novamente numa sexta-feira (que chamam de santa), passando por um sábado em que o diabo (conforme sua teologia distorcida) fica livre para aprontar (Sábado de Aleluia, famoso pelos “ladrões de galinhas” e outros costumes toscos), ressuscitando novamente no domingo de páscoa. Já morei em cidades em que fazem até o enterro de Jesus, carregando uma imagem (que dizem ser dele) em tamanho natural pelas ruas, num cortejo diabólico.

De outro lado, grupos de evangélicos, cada dia mais missigenados com os católicos romanos e outras crenças, e que, ora comemoram a nova aliança como prescrito pelo mestre Jesus, ora se juntam ao restante do mundo para comemorar uma páscoa que não consigo identificar na Bíblia uma sustentação para ela, inclusive pela farta distribuição de ovos, ceia no domingo “de páscoa”, acompanhando um calendário que todos concordam que não tem nada a ver com o Judaico.

Mas o que me chamou a atenção ainda mais no texto dessa meditação foi que o mestre Jesus, após a Ceia, foi direcionado por Deus para o Getsêmani.

Você quer atingir plena comunhão com Deus? Deseja o melhor dessa terra? Preste atenção, caro leitor. Não caia em contos de vigários-Gospel, em que muitos transformam a Ceia do Senhor em “elementos sobrenaturais”, com poderes de cura, de “ordenar a bênção” e outras tantas superstições que alguns tentam implantar na igreja.

Pode ser que a bênção venha em seguida, sim. Mas esteja preparado para ir ao Getsêmani, ser pressionado, espremido, prensado. Esteja pronto a ser realmente controlado por Deus, desista de tentar manter controle sobre Ele.

Getsêmani foi o local da entrega total de Jesus, em que Ele mesmo declarou: “Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres”. E você, prefere abraçar a Teologia da prosperidade, do crente que só tem vitórias, ou o verdadeiro Evangelho, em que desejamos a vontade do Pai, acima de tudo?
PENSE NISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...