Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

domingo, 5 de setembro de 2010

Pare e pense



                                  No Pare e pense de hoje, quero apresentar um capítulo de meu livro "Calebe-o demolidor de gigantes", publicado em Janeiro de 2010. OCapítulo abaixo fala sobre andar com a maioria ou fazer a vontade de Deus. Andar com os milhões que são influenciados por não conhecer a Deus, ou desenvolver a capacidade de enxergar além das circunstâncias, ser capaz de ver a mão de Deus guiando e guardando, mesmo em meio ao pior deserto que possa existir. Se houvesse algum instituto de pesquisa naquela época, daria a Josué e Calebe apenas 16 % das intenções, sendo que seus opositores venceram no "primeiro turno". Será que venceram mesmo?

Terra de Gigantes


Números 13-25 a 28: ”Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque.”
                E os espias retornaram, após quarenta dias, trazendo do fruto da terra, inclusive um cacho de uvas tão grande que era carregado por dois homens numa vara. Realmente uma terra que “mana leite e mel”, terra conforme todas as maravilhas prometidas por Deus. Mas havia um porém: Essa terra maravilhosa tinha moradores, e dos doze espias, dez  fizeram um relato trágico, falando em gigantes poderosos (filhos de Anaque), colocando-se como insetos diante deles, e afirmando que assim foram vistos pelo povo daquela terra, como insetos!
                Mas não Calebe. Ele e Josué relataram as mesmas coisas que os demais, exceto por um ponto: Eles creram que poderiam conquistar e possuir aquela terra. Está lá em Números 13-30: ”Então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. E ainda Números 14-6 a 9: “O Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco, não temais.”
                Não é assim até aos dias de hoje? Existem pessoas para quem o copo está sempre meio vazio, enquanto existem aqueles que o enxergam meio cheio. O Deus é o mesmo, o povo presenciou as mesmas maravilhas. Nos últimos dois anos presenciaram mais milagres e maravilhas operadas por Deus do que a maioria de nós verá durante toda a vida. Porém apenas dezesseis por cento dos espias (dois) confiava de fato no Senhor Deus. Oitenta e quatro por cento deles (dez), esquecendo-se da grandiosidade de Deus, se declararam como insetos, insignificantes e fracos, incapazes de possuir a terra e declarando que teria sido melhor morrer no Egito ou mesmo no deserto (Números 14.2)! Fizeram derreter o coração do povo. A multidão se deixou influenciar pelos dez pessimistas de tal maneira que chegou ao ponto de quase apedrejarem Calebe e Josué, e de fato o teriam feito, não fosse a intervenção divina naquele momento. O resultado? Sentença de morte para toda aquela multidão que, mesmo tendo visto e presenciado todas as maravilhas do poder de Deus, não creu na promessa e recusou-se a tomar posse de sua herança. Todos morreriam no deserto, exceto Josué e Calebe.
                Lembre-se dessa estatística quanto ouvir falar que a voz da maioria representa a vontade de Deus, ou como diz o ditado: “A voz do povo é a voz de Deus”. Nada mais errado do que isso. Geralmente o povo, a massa, é composto por aqueles sem comprometimento, sem envolvimento real, sendo conduzidos como rebanho, levados por influências de terceiros, entregues a impressões baseadas apenas no momento presente. Você pode estar entre essa massa dos oitenta e quatro por cento agora, afirmando que seu copo está meio vazio, que os gigantes vão te vencer, que você não é capaz. A escolha é SUA.
                Você pode optar por estar com a minoria, pois essa estatística se repete ainda hoje, e declarar seu copo meio cheio, declarar como Jeremias “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança”. Hoje em dia temos à nossa volta dois tipos de pessoas: Aqueles que dizem podemos até conseguir, mas vai ser difícil. E outros que afirmam: Pode até ser difícil, mas vamos conseguir! A qual desses grupos você pertence?
                A terra realmente está cheia de gigantes, mas eles não intimidam aquele que está nas mãos do Senhor de toda a terra! A vida nos prega inúmeras peças, às vezes o Inimigo parece estar levando vantagem, mas em cem por cento das vezes, na vida daqueles que são como os Calebe dos dias atuais, Deus manifesta sua glória e garante o cumprimento da promessa, nossa parte é descansar Nele.
                Quanto ao povo, essa massa de milhões de pessoas que confia apenas na força de seu braço e se esquece dos benefícios passados, segue morrendo no deserto, andando em círculos pelo deserto de uma vida vazia de propósitos, seca de milagres, vivendo a dura realidade de que a morte é a única certeza. A escolha é sua, a decisão é pessoal: Calebe visitou a mesma terra que os demais, viu os mesmos gigantes, presenciou as mesmas experiências na terra que espiavam. Você consegue imaginar a euforia que encheu o coração de Josué e Calebe, vendo tantas maravilhas e já antevendo as vitórias do grande exército de Israel, vencendo gigantes, tomando posse da terra e concluindo a exaustiva jornada pelo deserto, que já durava dois longos anos? Como deve ter sido frustrante para eles esse episódio...

Um comentário:

  1. A humanidade esta distante de Deus e de suas promessas,a cada dia se apega mais em bens materiais e se esquece que a vida terrena é simplesmente uma passagem para aqueles que querem realmente servir a DEUS . Passo problemas semelhantes em meu trabalho ,são muitos remando a favor da correnteza enquanto eu tento lutar sozinho corrente acima .Deus tem uma benção especial para aqueles que permanecerem fieis a Ele. A bíblia mostra que a maioria nunca esta correta e que o povo remanescente “São aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus”.

    ResponderExcluir

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...