Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CADA UM FAZIA O QUE PARECIA BEM AOS SEUS OLHOS

CADA UM FAZIA O QUE PARECIA BEM AOS SEUS OLHOS

“E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali. E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho, Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar conveniente. Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou. E consentiu o levita em ficar com aquele homem; e o moço lhe foi como um de seus filhos. E Mica consagrou o levita, e aquele moço lhe foi por sacerdote; e esteve em casa de Mica. Então disse Mica: Agora sei que o SENHOR me fará bem; porquanto tenho um levita por sacerdote.” (Juízes 17:5 a 13)

Dálton Curvello
Naqueles dias, diz a Bíblia, cada um fazia o que PARECIA bem aos seus olhos, as pessoas, pela falta de conhecimento buscavam sua própria maneira de adorar, seus próprios métodos de buscar proteção divina. Num ambiente destes, não poderia faltar o personagem que, devido à sua origem e formação, estava a “peregrinar onde quer que achar conveniente”. E nada mais conveniente do que uma pessoa (ou um grupo de pessoas) dispostas a pagar para ter alguém desse tipo do lado, um assalariado seu para garantir que “Agora sei que o SENHOR me fará bem”.

Apesar de o cenário acima descrito ser de milhares de anos atrás, nota-se uma enorme semelhança com o que acontece nos dias de hoje. Vivemos numa época de deturpação dos valores, inclusive os valores cristãos. O sincretismo religioso atinge níveis alarmantes, nos deparamos com igrejas que professam-se como cristãs, mas que nada mais são do que um ajuntamento de “Micas”. Mica não era um homem mau, pelo contrário, pelo que depreende-se do texto, tratava-se de alguém que buscava, à sua maneira (da forma como pareia bem aos seus olhos), aproximar-se de Deus (ou até mesmo, de deuses...)

Quando falo de igrejas repletas de “Micas” nos dias atuais, não estou fazendo algum julgamento, porém, sabemos que pessoas boas podem perfeitamente andar por caminhos maus aos olhos de Deus, iludidas por seu desgraçado (desprovido de graça) coração humano. E estas pessoas acabam sucumbindo aos encantos do levita peregrino, em busca de sua própria conveniência. O resultado? Grupos de “Micas” prestando um culto morno e nojento ao Senhor, patrocinando com seus dízimos e ofertas a conveniência particular de seu líder iníquo travestido de sacerdote, numa relação em que aqueles que pagam (sócios contribuintes) sempre tem garantido uma bênçao especial. E neste “clube gospel” sempre há muita festa, confraternizações, o social restringe-se aos sócios-contribuintes. Obras sociais? Raríssimas, e quando ocorrem servem apenas de pano de fundo para estratégias de marketing para angariar mais contribuições e visando os obscuros interesses de seu líder.

Imagine uma igreja em que o cunhado do “pastor” bebe feito um gambá, todos sabem, mas ninguém se incomoda, pois ele faz parte dos “sócios contribuintes”, ou ainda filhos de diáconos que se perdem na noite, bebendo e farreando, com direito a fotos no Orkut e tudo mais, mas que no domingo estão lá, atuando como “ministros de louvor”, porque seus pais são “sócios contribuintes”. 

E você lá, na platéia, “fazendo de conta”que adora a Deus, sem se importar com questões assim irrelevantes, e ainda tem a cara-de-pau de pensar como Mica: Agora sei que o SENHOR me fará bem; porquanto tenho um levita por sacerdote. 

Aos que assim pensam, Deus diz: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”(Apocalipse 3:15 a 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...