Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

sábado, 26 de junho de 2010

Pare e pense

“...e, quando ele já estava velho, fizeram com que o seu coração se voltasse para deuses estrangeiros. Ele não foi fiel ao SENHOR, seu Deus, como Davi, o seu pai, havia sido. Salomão adorou Astarote, a deusa de Sidom, e Moloque, o nojento deus de Amom. Ele pecou contra o SENHOR e não foi fiel a ele como Davi, o seu pai, havia sido.” (1Reis 11:4 a 6)
                Uma das maravilhas que temos na Bíblia, é que Deus não esconde os erros dos grandes homens. Na Bíblia estão registrados os acertos, assim como os erros. Com Salomão não foi diferente. Mesmo sendo dotado da maior sabedoria que já existiu, tendo sido reconhecido e reverenciado pelo mundo todo de sua época, ele também “escorregou”. Lamentavelmente o que lemos é que ele não foi fiel a Deus, como Davi havia sido! Isto é, ele não percebeu seu afastamento de Deus, não se arrependeu de seus erros e nem pediu perdão por eles, gerando o juízo de Deus, proferido nos versículos 9 a 13 do capítulo 11.
                É necessário desenvolvermos espírito como o de Daví, e constantemente orar como ele:  “E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139:24). Essa "sonda celestial" que Davi pede que seja passada em sua vida, tem o poder de escancarar para nós mesmos aquilo que não está em conformidade com os planos de Deus, sejam sentimentos, sejam atitudes. Tenha cuidado com o seu senso de justiça próprio. Precisamos reconhecer que a justiça mais perfeita do ser humano mais perfeito ainda é estrume para Deus. Prostre-se diante do Todo Poderoso (Deus, não o seu pastor, não o seu "guia", apóstolo ou o que seja, mas de DEUS), deixe Ele passar essa sonda em seu coração, fazendo-o reconhecer aquilo que não agrada a Deus, e tenha a coragem de MUDAR. Seja fiel a Deus, em todo o tempo.
                   PENSE NISTO

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pare e pense

Nesta coluna hoje apresento um texto do pastor Hermes C. Fernandes, sobre "desigrejados". Texto de extrema relevância para os dias atuais:


Desigrejados sim, desviados não!

papagaio diferente
Acredito ter sido o primeiro a usar a expressão “desigrejados”. Estava em busca de uma palavra que expressasse a condição de muitos cristãos de nossos dias, daí surgiu esse neologismo. Aqui nos Estados Unidos, cunhou-se a expressão “churchless” para designar esta enorme massa de crentes que deixaram os currais denominacionais para servirem a Deus em seu próprio ambiente doméstico.

Ser “desigrejado” não é o mesmo que ser “desviado”. O desviado seria aquele que não apenas deixou a igreja, mas afastou-se do próprio Cristo, voltando às práticas pecaminosas que antes dominavam sua vida.
Já o desigrejado não pretende afastar-se de Cristo, nem de Seus ensinamentos, mas tão-somente da máquina eclesiástica.
Solidarizo-me com os milhões de desigrejados espalhados em nosso País, ainda que eu mesmo não me considere propriamente um.
Embora seja bispo de uma igreja sediada no Brasil, tenho experimentado um pouco da sensação de ser desigrejado durante meu exílio aqui nos Estados Unidos. Não deixei de pregar para nossa igreja, ainda que via Skype com freqüência semanal. Até a Ceia tenho celebrado com minha família, com transmissão ao vivo para o Brasil. Nosso povo lá, e nós aqui, todos ao redor da Mesa do Senhor. Embora unidos no espírito, temos estado separados fisicamente por mais de um ano. Temos saudade do calor humano, do cheiro de gente, das atividades da igreja, etc.
Creio que esta sensação de exílio tem sido sentida por muitos desigrejados. No meu caso, devido à distância geográfica. Mas para muitos, deve-se a outros fatores, tais como, discordância doutrinária, não conformismo com a maneira em que a igreja tem sido conduzida, etc.
Os blogs apololéticos têm servido de púlpito para muitos desses cristãos autênticos, que decidiram não se dobrar ao espírito de Mamom. Eles se alimentam do que neles têm sido postados diariamente.
Infelizmente, não dá para dizer o mesmo da maioria dos programas evangélicos veiculados nos canais de TV ou em emissoras de rádio, onde a marca registrada é o proselitismo descarado.
Fenômeno semelhante ocorreu durante os dias da igreja primitiva. Houve um êxodo de cristãos que abandonaram o templo em Jerusalém e as sinagogas espalhadas pelo império, para servir a Deus em suas próprias casas. Santuários cristãos só surgiriam séculos depois com a paganização do cristianismo.
Os desigrejados não estão abandonando a Igreja, como geralmente se alega, e sim as estruturas denominacionais que se arrogam o direito de se intitular “igreja”. A Igreja de Cristo não é e nunca foi presbiteriana, batista, metodista, pentecostal, episcopal ou coisa parecida. Tais termos designam estruturas eclesiásticas. Isso inclui a denominação que presido. Muitíssimas vezes tenho declarado em nossos cultos: O Reino é muito maior que a REINA (nome de nossa denominação). O problema é que estamos mais preocupados em preservar os odres do que o vinho.
As estruturas denominacionais servem como andaimes usados na construção da genuína Igreja. Depois que esta estiver pronta, de nada servirão aquelas. Foram feitas pra acabar.
Meu conselho aos desigrejados é que busquem unir-se para cultuar a Deus e dar testemunho do Seu amor. Seu desânimo para com as instituições é justo. Mas não permitam que isso lhes afaste da prática do primeiro amor.

Esta e outras mensagens voce encontra em:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pare e pense

 “O povo atravessou o Jordão no dia dez do primeiro mês e acampou em Gilgal, a leste de Jericó. Ali Josué fez um monumento com as doze pedras que havia tirado do Jordão. E disse ao povo de Israel: - Quando no futuro os filhos perguntarem aos pais o que estas pedras querem dizer, vocês explicarão que o povo de Israel atravessou o rio Jordão em terra seca. O SENHOR, o Deus de vocês, secou o Jordão para vocês atravessarem, assim como secou o mar Vermelho para nós passarmos. Por causa disso todos os povos da terra vão conhecer o poder do SENHOR, o Deus de vocês, e vocês o respeitarão para sempre. Todos os reis amorreus do lado oeste do rio Jordão e todos os reis cananeus que viviam no litoral do mar Mediterrâneo ficaram sabendo que o SENHOR havia secado o Jordão para o povo de Israel passar. E, como o povo de Israel estava chegando, eles ficaram com medo e perderam toda a coragem.”(Josué 4:19 a 5:1) 
Que lembranças você tem guardado dos feitos do SENHOR em sua vida? No texto de hoje vemos Josué liderando o povo de Israel no início da conquista da Terra Prometida. Cada representante, de cada uma das doze tribos de Israel retirou uma pedra do leito do rio, com as quais fizeram um monumento (um memorial) para as gerações futuras.
Isto quer dizer COMUNICAR às gerações futuras as bênçãos recebidas no passado. Nós, seres humanos temos uma memória excelente para guardar problemas, provações, mágoas, dificuldades. Mas quando o assunto é conquistas, bênçãos, GRAÇA recebida, a coisa muda. Temos uma péssima memória, e em pouco tempo ninguém já nem lembra que Deus intervém, que Deus transforma, que Deus cura, que se for a única saída, Deus abre o mar. Você crê nisto? Quantas vezes Deus já agiu sobrenaturalmente em sua vida? No livro CALEBE-O demolidor de gigantes, eu faço um relato de um dos infinitos milagres que já presenciei, ocasiões em que o Grande e Supremo Deus, criador dos céus e da terra, interfere nas leis naturais e resgata, cura, liberta.
Mas Josué diz mais. Ele diz que, por causa disso os povos da terra vão conhecer o poder do SENHOR. Quando você se cala, quando você recebe o milagre e não testemunha, não torna público, você não permite que os povos da terra venham a conhecer esse PODER, e perde parte da bênção. Manter memorial das bênçãos e milagres que recebemos do Senhor, é transmitir às novas gerações que Deus está vivo e ativo! É comunicar a todos que cremos nesse Deus do impossível! É declarar, ousadamente, como Sadraque, Mesaque e Abednego queEis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”
PENSE NISTO

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pare e pense

“...e atravessaram o Jordão para acompanhar a gente do rei na travessia do rio e fazer tudo o que o rei quisesse. Quando o rei estava se aprontando para atravessar o rio, Simei se jogou no chão, em frente dele, e disse: — Ó rei, eu peço que perdoe o mal que lhe fiz no dia em que o senhor saiu de Jerusalém. Esqueça o que eu fiz; nunca mais pense nisso. Eu sei que fiz uma coisa errada e é por isso que sou a primeira pessoa das tribos do Norte a vir encontrá-lo hoje.” (2Samuel  19:18 a 20)
                Davi retornava a Jerusalém, de onde havia saído para evitar a guerra civil conta Absalão seu filho. Simei, que na ocasião da saída de Davi aproveitou para humilhá-lo (2Samuel 16:5 a 8), amaldiçoando Davi. Agora, no retorno do rei, apressou-se em se retratar.Enquanto Daví esteve no trono, era um de seus fiéis súditos (hoje em dia chamaríamos de puxa-saco mesmo), alguém que amava o aroma do poder, sempre próximo àqueles que julga poderosos, Simei, "camaleônicamente" passou para a frontal oposição ao rei Davi, aproveitando-se para humilhá-lo, difamá-lo, apedrejá-lo públicamente, inclusive por julgar que com isso cairia na boa fé do novo mandande máximo.
                O mais triste neste exemplo de Simei, é que ainda hoje a maioria das pessoas se comporta da mesma maneira. Aproveitam-se do poder o quanto possível, julgam as pessoas, amaldiçoam sem perceber que Deus está presente em todo o tempo, e que Davi, no palácio ou no deserto, tinha a unção de Deus sobre a sua vida. Quantas pessoas hoje em dia, dentro das igrejas ditas evangélicas, procedem da mesma maneira que Simei? Se identificam alguém na igreja que se destaca, "grudam" nessa pessoa, orbitam em redor, na ânsia de captar parte da unção (que julgam ser poder humano), mas que, na mesma velocidade com que se aproximam e demonstram admiração e até devoção, essas mesmas pessoas passam a fazer parte da multidão que apedreja, humilha e difama essa mesma pessoa, ao menor sinal de perda do status, seja por motivo de doença, crise financeira ou mesmo por discurso divergente daquele dos "donos da igreja local". 
              Preste atenção, caro leitor. Como tem sido sua postura? O julgamento precipitado e a adoção de comportamento como o de Simei implica em que, em algum momento, terá que humilhar-se diante daquele que voce injustamente julgou, atacou, difamou. 

"assim diz o Senhor Deus: Remove o diadema, e tira a coroa; esta não será a mesma: exalta ao humilde, e humilha ao soberbo."(Ezequiel 21:26)
                         PENSE NISTO

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pare e pense


John Piper - Arrependam-se


Na coluna pare e pense de hoje, apresento um vídeo sobre arrependimento. Algo meio em extinção nos dias de hoje, quando toda a massa, a esmagadora maioria, essa turba insana que crucifica e apredeja, tem pregado muito sobre prosperidade (a qualquer custo), sobre se afirmar, chamam o errado de certo, e, por estarem em maior número convencem a muitos...
  O vídeo:

segunda-feira, 21 de junho de 2010


                              “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:4 a 14)
Paulo escreve de seu cárcere aos Filipenses, exorta a que VIVAM de modo digno do evangelho de Cristo (Filipenses 1:27), e passa a descrever no capítulo 2, o padrão de vida cristã, baseado em HUMILDADE e AMOR. (Leia Filipenses 2:1 e 2),  Paulo relata ainda que aqueles  irmãos  deveriam  se tornar “irrepreensíveis e sinceros, FILHOS DE DEUS inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como LUZEIROS DO MUNDO...” Filipenses 2:15.
Preste atenção, meu irmão, minha irmã!, Eu vou repetir para você, para que você ENTENDA, que Deus está te falando que Ele quer que você seja irrepreensível e sincero. Filho de Deus inculpável, no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual você deve resplandecer como LUZ DO MUNDO. E resplandecer como Luz do mundo quer dizer em cem por cento de seu tempo, seja em casa, no trânsito, no emprego, na escola, aonde quer que seja, de segunda a segunda.
Esse é o evangelho da VIDA REAL, em que você não pode ser um crente apenas no domingo, em alguns casos, apenas no domingo à noite... Você é chamado para FAZER A DIFERENÇA, vinte e quatro horas por dia. Em sua casa, no trânsito, na escola, no serviço, na igreja, ONDE VOCÊ estiver, DEUS quer que você resplandeça LUZ!.
Tem pessoas que são do tipo “crente camaleão”, rapidamente pega a forma do ambiente, e assim, se mistura aos demais. O jovem, se está com os amigos, solta a língua a falar palavrões, se está na igreja, adequa seu linguajar, num crentês clássico. NÃO!! Deus quer que você seja LUZ.
Mas cuidado. Não é a SUA LUZ.
Paulo relata no texto de Filipenses 3 que ele poderia se vangloriar pois era Judeu de estirpe (verso 4 a 6) .
Paulo diz claramente que considerou tudo o que era e tudo o que tinha, sua cultura, seu tradicionalismo, como LIXO, como perda, para ganhar a CRISTO, e ser achado Nele, sem ter JUSTIÇA PRÓPRIA, que é proveniente da Lei, mas sim tendo a justiça que vem de  Deus, através da fé em  Jesus Cristo!. Rom. 3:19 a 24  -Ninguem será justificado diante dele pelas obras da lei.   
DEIXA DEUS FALAR COM VOCÊ:  Às vezes você pensa que sua luz está brilhando perfeitamente? Deus está te falando que você pode se achar zeloso, irrepreensível na Lei, mas ele quer você como irrepreensível FILHO DO DEUS VIVO, não engenheiro, não doutor, você como uma criança, sem RG, sem CPF, mas que BRILHA a LUZ do criador, únicamente pela GRAÇA DE DEUS . Todo o resto é acessório, os títulos que conquistamos ao longo da vida, tudo é LIXO perto da importância de se obter a “sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus” (3,verso 8).
Mas PAULO prossegue nos falando no verso 3, do capitulo 3 de filipenses: “Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.”
MEU IRMÃO. A boa noticia é que a batalha está ganha, por Cristo Jesus. AMÉM? Aleluia?
Mas a batalha é longa e difícil. O que fazer? A receita perfeita está aqui: UMA COISA FAÇO: ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM, E AVANÇANDO PARA AS QUE DIANTE DE MIM ESTÃO, PROSSIGO PARA O ALVO!!!!!
Quais coisas ficam para trás? Podem ser pecados antigos (e já perdoados), cuja lembrança “trava” o crente; bem como excelentes vitórias do passado, que o fazem “deitar na rede” e baixar a guarda.
Quantas pessoas passam a vida sem obter grandes vitórias porque estão PRESAS a fatos, ofensas, pecados do passado. Eu quero te dizer neste momento: DEUS ESTÁ TE FALANDO, ABRA OS OUVIDOS MEU IRMÃO! Seja o que for que você fez no passado, se você já apresentou diante de DEUS e recebeu o seu perdão, NÃO ADMITA O DIABO TE JOGAR ISSO NA CARA OUTRA VEZ! REJEITE COM A AUTORIDADE DO SANGUE DE JESUS! Declare como em Jeremias 31:34 (De seus pecados jamais me lembrarei). Deixa isso para trás de uma vez por todas, PROSSIGA, AVANCE, DEUS TEM MUITAS COISAS PARA VOCE. NÃO FIQUE PARADO, REMEXENDO O PASSADO, PROSSIGA.
MEU IRMÃO,  há alguns anos Deus foi TREMENDO em sua vida.  O impacto foi maravilhoso, mas Deus também está te falando que lembrar os feitos do passado é bom sim, mas ele quer que você AVANCE PARA AS MARAVILHAS QUE ESTÃO DIANTE DE VOCÊ, PROSSIGA PARA O ALVO. Ah... Naquele tempo sim é que era bom, lembra?
Jesus estava com seus discípulos na transfiguração, quando apareceram Moisés e Elias. Ah, que momento glorioso deve ter sido, quanta manifestação da Glória e da Graça de Deus naquele lugar! Pedro imediatamente teve a idéia: Vamos construir aqui 3 tendas (residências)... Mateus 17-4.  Por melhor que seja o momento. JAMAIS permita que sua vida a partir de então passe a depender daquela lembrança. PROSSIGA. PROSSIGA. DEUS ESTÁ TE FALANDO HOJE. PROSSIGA. PROSSIGA.
coloque-se diante de DEUS. Às vezes você quer receber cura para poder se libertar de sua auto-justiça, às vezes você necessita receber cura de lembranças ruins, erros seus ou de outros e que ainda hoje te ferem.
Às vezes você não só está preso(a) ao passado, mas retém outros com você. Deixa DEUS curar sua ferida meu irmão, minha irmã, ele quer HOJE te libertar para sempre.  Coloque seu coração, por inteiro e com sinceridade nas mãos daquele que é o ÚNICO que pode entrar profundamente nele, revirar todos os cantos mais obscuros e TRAZER CURA. Deixa JESUS penetrar no mais profundo do seu coração e aplicar o seu bálsamo sagrado em toda ferida. Em Apocalipse  21:4 lemos: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
LIBERTE-SE DO PASSADO, receba a cura da parte de DEUS.
DEUS ESTÁ TE FALANDO: esqueça-se das coisas que estão para trás, e PROSSIGA. PROSSIGA. PROSSIGA!!!!
                                                 PENSE NISTO

(Reprodução da mensagem ministrada por mim na antiga congregação Sal da Terra da T-28, em 06/07/2008)

domingo, 20 de junho de 2010

“Até os meus ossos doem quando os meus inimigos me ofendem, perguntando todos os dias: Onde está o seu Deus?  Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42:10 a 11)
                Onde está teu Deus? Quem de nós nunca ouviu algo semelhante, ao passar por provações, ocasiões em que às vezes até aqueles que deveriam nos estender a mão a encolhem e vociferam: Onde está teu Deus? Neste Salmo dos filhos de Corá, temos o mesmo dilema relatado, onde o Salmista conclui dizendo “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (versão Revista e Atualizada)
                Não importa o quanto o momento pode parecer angustiante e sem saída. Para o servo de Deus, esse diálogo com sua alma (seus sentimentos) demonstra como às vezes temos que comandar nossos sentimentos através da fé racional. Em momentos assim durante sua caminhada, caro leitor, pare, relembre as maravilhas que Deus já fez, ordene a seus sentimentos que abandonem a dúvida, e creia  em DEUS. Não se deixe contaminar por aqueles mensageiros de satanás que sempre chegam para dar aquele  "empurrãozinho" precipício abaixo. Muitas vezes esses mensageiros são os pastores de sua igreja, justamente aqueles que deveriam estar te levantando, te erguendo. Às vezes, nesses momentos, até os antigos irmãos da igreja se afastam, pois nos dias de hoje crente não pode passar por provações. REJEITE essas coisas, determine à sua alma:“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
              PENSE NISTO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...