Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

sábado, 15 de maio de 2010

Pare e pense

“Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!” (Rute 1:16 a 17)
                Uma das mais belas declarações de amor, texto utilizado em muitos casamentos, essa declaração de Rute demonstra uma fidelidade e lealdade incomparáveis. Esse comportamento habilitou a Moabita Rute a ter seu nome registrado na árvore genealógica do rei Davi, constando na genealogia da família de Jesus.
Nestes dias de grande rotatividade, de relacionamentos descartáveis,  época em que as pessoas são ensinadas, treinadas e doutrinadas a buscar sempre o melhor para si mesma, custe o que custar, deveríamos apregoar a necessidade urgente de, começando pelos ditos Cristãos, valorizemos as alianças firmadas, a lealdade, a ética e principalmente o relacionamento puro e verdadeiro com o Deus vivo!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pare e pense

“Não confiem na violência, nem esperem ganhar alguma coisa com o roubo. Ainda que as suas riquezas aumentem, não confiem nelas. Mais de uma vez tenho ouvido Deus dizer que o poder é dele e o amor, também. Tu, ó Senhor, recompensas cada um de acordo com o que faz.” (Salmos 62:10 a 12)
                Você conhece o ditado popular que diz “aqui se faz, aqui se paga”? Embora não seja totalmente verdade, pois as consequências de nossas escolhas nesta vida vão influenciar nossa existência por toda a eternidade, podemos afirmar, com toda certeza que essas escolhas que fazemos, geram consequências já nesta vida (embora não sejam “o pagamento”, mas consequência). Aqui o Salmista nos aconselha a não confiar na violência, nem esperar ganhar nada com o roubo. Você dirá: Roubo?? Pois a Bíblia diz que o homem rouba até de Deus (Malaquias 3:8). E diz mais: Quando você prosperar financeiramente, não ponha sua confiança no dinheiro! Preste atenção. Em que está a sua confiança?

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pare e pense

No "Pare e pense" de hoje apresento um texto do site "chamada da meia noite". Um pouco extenso, mas vale a pena ler.
Dálton



Afronta em Gibeá
Certo homem vivia no cume de uma montanha muito alta. Por causa de um velho ferimento de guerra, ele precisava contratar alguém para descer e subir a montanha com sua filhinha todos os dias, para que ela pudesse ir à escola. Um número razoável de pessoas se candidatou ao emprego, e ele fazia uma única pergunta a cada um: “A que distância da beira da montanha você consegue chegar sem cair lá embaixo?”
Um rapaz impetuoso respondeu: “Eu consigo chegar até trinta centímetros”.
“Isso não é nada”, disse um outro. “Eu consigo chegar até quinze centímetros da borda do precipício”.
Um terceiro se gabou: “Eu chego até três centímetros!”
Durante esse tempo, um homem simples permanecia de pé, quieto no seu canto. Quando chegou sua vez, ele respondeu: “Eu não chego perto da borda de jeito nenhum. Vou ficar no caminho seguro, porque tenho amor à vida”.
Ele conseguiu o emprego.
Muitas pessoas acham que podem viver na beira do precipício da corrupção espiritual e cultural. Mas essa é uma ladeira perigosa e escorregadia para os seguidores de Cristo, pois conduz à apatia, ao pecado e à assimilação pelo mundo. A história chocante do levita e de sua concubina (Jz 19-21) alerta o povo de Deus contra essa ameaça. O conselho para o cristão é obedecer à Palavra de Deus e ficar firme no caminho que Ele traçou.

O Panorama da Desgraça

“Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitam com os filhos de Benjamim em Jerusalém, até ao dia de hoje” (Jz 1.21).
Um levita de Efraim tinha uma concubina de Belém. As concubinas eram esposas secundárias que, geralmente, tinham um status mais baixo dentro da estrutura conjugal. O antigo costume foi degenerando, embora houvesse leis para restringi-lo e regulá-lo (Êx 21.7-11; Lv 19.20-22; Dt 21.10-14). Jesus restaurou o plano original de Deus para o casamento (Mt 19.4-9). O concubinato, a poligamia e a manutenção de uma amante são pecados (1 Co 7.2).
Aparentemente, a concubina do levita voltou para a casa de seu pai, em Belém. Quatro meses depois, o levita resolveu buscá-la de volta. Recebido por seu sogro conforme os típicos costumes orientais, o levita permaneceu ali por cinco dias. Na tarde do quinto dia, ele e sua concubina partiram de volta para casa, indo em direção a Jebus (a Jerusalém pré-israelita). Como já era tarde, seu servo sugeriu que eles passassem a noite na cidade dos jebuseus. Mas o levita não achou seguro pernoitarem num lugar onde não havia israelitas. Assim, eles percorreram mais oito quilômetros até a cidade benjamita de Gibeá. Em Gibeá, ninguém lhes deu abrigo para passarem a noite. Essa foi uma atitude condenável dos gibeonitas, porque Deus ordenou que Seu povo praticasse a hospitalidade (Lv 19.33-34; Lv 25.35; Mt 25.35; Hb 13.2).
Um homem idoso viu os viajantes descansando na praça da cidade e levou-os para sua casa, para que pudessem comer alguma coisa e se alojar até de manhã. Naquela noite, alguns homens degenerados da cidade cercaram a casa e começaram a esmurrar a porta, gritando: “Traze cá para fora o homem que entrou na tua casa, para que o conheçamos (abusemos dele)” (Jz 19.22).
Um trípode de Ugarite (usado como apoio pela pitonisa ao proferir os oráculos), decorado com réplicas de romãs, símbolos da fertilidade.
O velho saiu e disse: “Não, irmãos meus, não cometais semelhante maldade; visto que o homem já entrou em minha casa, não façais essa loucura” (v. 23). Ele chegou até a oferecer sua filha virgem e a concubina para que os homens se satisfizessem. Mas eles não queriam mulheres. Para livrar a própria pele, o levita empurrou sua concubina para fora.
Durante toda a noite, ela foi brutalmente estuprada. Ao ser solta pela manhã, ela desmaiou na porta da casa. Quando seu marido abriu a porta para sair, viu-a caída de bruços, com as mãos na soleira da porta. Sem qualquer compaixão, ele lhe disse: “Levanta-te, e vamo-nos” (v. 28). Mas não houve resposta. Ela estava morta.
A insensibilidade do levita para com sua concubina ilustra, infelizmente, alguns aspectos da sociedade moderna. A Bíblia afirma que, nos últimos dias, o afeto natural se tornará escasso (2 Tm 3.1-5). Lamentavelmente, é isso que acontece em muitos casamentos de hoje. Nem mesmo a família da fé está imune a isso.
Então, o levita amarrou no seu jumento o corpo sem vida da mulher e continuou a viagem. Chegando em casa, ele cortou o corpo dela em doze pedaços e enviou um a cada tribo de Israel. Revoltadas com aquela visão, as tribos de Israel exigiram justiça para o crime de Gibeá (v. 30).
Foi convocada uma assembléia em Mispa, no território de Benjamim. Ali, o levita contou aos líderes o que tinha acontecido, distorcendo um pouco a história em seu próprio benefício. O que disse era verdade, mas ele não mencionou a crueldade com que empurrou sua concubina para as mãos do bando. Os anciãos exigiram que os benjamitas entregassem os agressores de Gibeá para que fossem punidos. Mas os filhos de Benjamim se recusaram. Sua tolerância para com a depravação tinha se transformado numa atitude de autodefesa alimentada pelo orgulho, e essa foi a sua ruína.“Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria” (Pv 13.10).
Cega de raiva e irredutível em sua teimosia, a tribo se reuniu em Gibeá para lutar contra seus irmãos. Sessenta e cinco mil homens, incluindo vinte e cinco mil benjamitas, morreram em três grandes batalhas que quase aniquilaram a tribo de Benjamim. Somente 600 sobreviveram, escondendo-se durante quatro meses no deserto.
Mas agora havia um novo problema. As outras tribos de Israel tinham jurado em Mispa que nunca deixariam suas filhas se casarem com um benjamita. Depois, porém, ficaram preocupadas com a possível extinção de toda uma tribo de Israel. Os israelitas choraram amargamente diante do Senhor (Jz 21.2,6). Então, elaboraram um plano: eles encontraram uma cidade, Jabes-Gileade, que não tinha participado da guerra e a castigaram, matando todos os seus homens e mulheres, exceto suas 400 virgens, que foram capturadas e entregues como esposas aos homens de Benjamim.
Mas ainda faltavam 200 virgens. Os anciãos de Israel entraram em conluio e disseram aos benjamitas restantes que se escondessem nas vinhas de Siló. Quando as filhas de Siló saíssem para dançar na festa anual, cada homem deveria sair de seu esconderijo e raptar uma esposa para si. Os anciãos prometeram acalmar a ira dos pais e das famílias das moças.
A Bíblia encerra esse triste episódio com estas palavras melancólicas:“Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (v. 25).

A Única Solução

Antes de morrer, Josué alertou os israelitas para que obedecessem ao Senhor. Ele recordou-lhes as vitórias do Senhor sobre seus inimigos (Js 23), recapitulou a fidelidade e a bondade de Deus (Js 24) e advertiu-os para que dessem ouvidos ao Senhor, sempre fossem fiéis a Javé e não se associassem com os pagãos.
Entretanto, “foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins. Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o Senhor à ira” (Jz 2.10-12).
O levita não achou uma boa idéia passar a noite em Jebus. Por quê? A cidade pertencia aos cananeus. Ele sentiu que seria melhor ficar em Gibeá. O que ele não sabia é que Gibeá tinha se “canaanizado”.
A assustadora história do levita e de sua concubina é um retrato vívido da degradação. Israel decaiu espiritualmente porque misturou os ritos idólatras dos cananeus com o culto ao Senhor. Os israelitas decaíram como nação porque negligenciaram a guerra permanente contra os cananeus. A cidade dos jebuseus deveria ter sido conquistada. Sua existência permitiu que a traiçoeira cultura cananéia se espalhasse. Além disso, tornando-se prisioneiros dessa cultura, Gibeá e os benjamitas perderam a visão de Deus.
A morte de Josué e dos outros líderes daquela época deixou um vazio na liderança espiritual da nação. É evidente que a falta de líderes tementes a Deus leva a sociedade a fazer o que há de pior. O rei Davi declarou:“Socorro, Senhor! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens” (Sl 12.1). Os crentes deveriam influenciar a sociedade através de sua separação e comportamento santo. “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt 2.11-12).
O caminho escorregadio que conduz à apatia, ao pecado e à identificação com o mundo é real. O grau em que as pessoas se deixam escravizar pela cultura mundana pode variar, mas a batalha sem tréguas entre o Evangelho e os valores e comportamentos do mundo é universal. “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Rm 13.14). (Peter Colón - Israel My Glory -http://www.chamada.com.br)
Peter Colón é o diretor de The Friends of Israel para os estados do Sudeste dos EUA.
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, dezembro de 2006.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pare e pense

“A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.Eu me senti seguro e pensei: Nunca terei dificuldades. Ó SENHOR Deus, tu foste bom para mim e me protegeste como uma fortaleza nas montanhas. Depois tu te escondeste de mim, e eu fiquei com medo. Ó SENHOR Deus, eu te chamei e pedi a tua ajuda.” (Salmos 30:5 a 8)
                Que maravilhosa certeza! O choro pode sim, durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã! Deus não promete mar de rosas, não. Nosso Deus é REAL, e joga aberto. Às vezes nos deparamos com pessoas, que se autodenominando porta-vozes de Deus, pregam a prosperidade ininterrupta na vida do crente. Não se deixe enganar. Jesus declarou: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (João 16:33). Coragem! Seguir a Deus não é garantia de viver sem sofrimento, sem crise, é sim, a garantia de que Deus nos faz mais que vencedores. E há um maravilhoso mistério de Deus nesta declaração, pois vencedor é aquele que chega em primeiro, o melhor colocado em algo. Ser mais que vencedor significa estar à frente daquele que venceu, significa algo além, pois vencemos pela infinita GRAÇA e MISERICÓRDIA de Deus. Você crê nisto? 

“Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:36 a 39) Glorifique a Deus comigo neste momento!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Pare e pense

ALERTA DE TSUNAMI
“Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo?  Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela.  Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída.  Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.” (Lucas 6: 46 a 49)
A mensagem de hoje nos fala de enchentes e construções. Através da parábola, Jesus compara aquele que ouve e pratica (o verdadeiro Cristão), com aquele que ouve e não é obediente (Crente nominal ou incrédulo). O que me chama a atenção na parábola, e é algo que contraria muitos profetas da Teologia da Prosperidade, que pregam a idéia dos super-crentes (pastores que afirmam que tribulações não fazem parte da vida do verdadeiro cristão, e falam ainda que aquele que atravessa provações e tribulações está em pecado e saiu da “proteção”de Deus).
Note que Jesus afirma claramente que para aquele que ouve e é obediente às suas palavras, o rio enche e as águas batem forte contra aquela casa (na versão Revista e Atualizada diz: “vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa”). Caro leitor, tenha a certeza de que enquanto você estiver habitando neste mundo imperfeito, sua vida está sim, sujeita a essas tempestades, e a enchente bate forte contra a sua vida. O que vai te diferenciar daquele que é cristão nominal, é a conseqüência desses fatos: “porém ela não se abalou porque havia sido bem construída”. Se a sua vida está firmada em Cristo, pode sofrer a crise que for, mas não será abalado.  OS que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.(Salmos 125:1)
                               PENSE NISTO

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pare e pense

“Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Josué 1:6 a 9)
                Acho maravilhoso o cuidado de Deus. Moisés havia morrido. Josué se viu sozinho à frente do povo. Sozinho? Jamais. Deus lhe falou essas palavras, animando-o e reafirmando sua unção e presença na vida de Josué, com a recomendação de viver de acordo com a Lei que recebeu Deus acrescenta: Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. Concluindo com o famoso “Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes”. Receba esta mesma palavra para sua vida. Deus é o mesmo hoje, e o será eternamente

domingo, 9 de maio de 2010

Pare e pense especial DIA DAS MÃES

               Deuteronômio 5:16: "Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus."
            Honrar pai e mãe, o primeiro mandamento da Lei de Deus com promessa. Como falei na mensagem de ontem, hoje é o dia em que no sistema mundo em que vivemos comemora-se o dia das mães. Data em que o comércio sempre registra recordes de faturamento, superando até o natal. Por que será? Creio que em um mundo selvagem e capitalista, onde os bens valem mais de que as pessoas, dar presentes nesta data foi a forma implantada neste mundo de "fazer de conta"que está honrando alguém. Honrar pai e mãe é algo mais que dar um presente em alguma data específica. Devemos presentear, sim. Mas deve-se lembrar de prestar honra nos outros 364 dias do ano. Como você, filho, tem se portado nesse aspecto?
           Abaixo, um texto extraído de outro blog, postado numa homenagem a todas as mães, e expressa um pouco da mensagem de Deuteronômio:    



Amor de mãe

Segunda-feira, Maio 3

Mulher de uma grandiosidade infinita de sentimentos. Nós a chamamos por esta palavra tão pequena, Mas que é o sinônimo de outra pequenina, Que também exprime o maior dos sentimentos, o "AMOR".

Sua vida, já não lhe pertence. Se abdicou dela, ao colocar-nos no mundo. A sua felicidade é vislumbrada a cada uma De nossas vitórias e conquistas. E sentimos que esta felicidade cresce, ao darmos continuidade ao que ela um dia começou.

Mulher forte, destemida e batalhadora. Guarda para si, as suas angústias, Procurando sempre nos poupar, evitando nos preocupar e Buscando dentro de si, forças, para ainda, nos ajudar. Com seus gestos, palavras, carinhos, Ou até mesmo dando-nos o seu colo.

Faz sentir-se presente a todo instante, passando-nos a certeza de que, neste mundo para o qual ela nos trouxe, jamais nos abandonará, e que ela é a nossa maior aliada, em qualquer circunstância ou adversidade que a vida nos apresentar.

Foi escolhido um dia para rendermos nossa homenagem a você "Mãe",
Mas sabemos que o seu dia, são todos, pois o seu amor por nós, não mede dia, hora nem lugar Para nos ser ofertado.

Deixo aqui, a minha singela e sincera homenagem pelo dia de hoje.
Mas saiba que em meus pensamentos e em meu coração, eu a tenho a todo instante:

"MINHA MÃE QUERIDA, SÍMBOLO DE AMOR. QUE DEUS ESTEJA CONTIGO HOJE E SEMPRE. ÉS PARA MIM A MAIOR, ENTRE TODAS AS MULHERES. SOU PRIVILEGIADO, POR TER VINDO DE VOCÊ. MINHA MÃE, A MELHOR DO MUNDO. OBRIGADO POR TODAS AS ORAÇÕES E PREOCUPAÇÕES. MAS AGORA, É A MINHA VEZ DE LHE DIZER QUE ESTOU AQUI, CONTE SEMPRE COMIGO. QUE TODOS OS DIAS, SEJA O SEU "DIA DAS MÃES" PORQUE, EU AMO VOCÊ. "
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...