Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pare e pense

Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4:13)
Hoje quero convidar você a uma releitura desse famoso versículo da Palavra de Deus, muito utilizado no meio evangélico, inclusive como um “amuleto” aonde o sentido que se quer dar é de que posso vencer, posso ter aquele carro novo, posso receber aquela promoção, etc. Mas não é bem isso o que a bíblia diz. Na versão NTLH esse mesmo texto está assim: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.”
Dito assim de forma isolada, ainda dá para se interpretar daquela forma não é? E até não está errado, pois é isso mesmo que o texto diz, só que diz mais, e essa parte nos esquecemos que está embutida no pacote. Vamos ao texto que antecede essa maravilhosa declaração do apóstolo Paulo? Filipenses 4: 11 e 12à “Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.“ Paulo escrevia aos crentes de Filipos, escrevia da cadeia, encarcerado. A igreja de Filipos foi fundada por Paulo, e eles tinham uma ligação muito próxima, sendo que esses irmãos já haviam ofertado na vida de Paulo em pelo menos duas ocasiões (4:16), e agora, ao saberem de sua prisão, enviaram um irmão com outra oferta. A Carta aos Filipenses é o agradecimento de Paulo por essa generosidade.
Diante desses esclarecimentos, vamos novamente ao texto? Paulo, que estava atravessando período de grande provação e deserto, escrevia aos irmãos Filipenses, dando seu testemunho de que havia paz em seu coração, e essa mesma paz deveria estar em seus corações (4:9). No verso dez Paulo declara que ficou muito alegre com o cuidado que esses irmãos demonstraram, ressalvando que essa alegria não era pelo dinheiro, “pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho”, Paulo aprendeu (com o Senhor) “o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação”. Daí ele declarar que tanto pode estar necessitado, como ter em abundância; tanto bem alimentado, suprido, quanto passar fome, necessidades; tanto possuir muitas coisas e conforto, como possuir muito pouco. Aí então Paulo registra a frase que se tornou tão famosa em sua versão Revista e corrigida, estampada em adesivos, imas de geladeira, decorada por tantas pessoas como um amuleto da sorte: “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”.
Realmente caro leitor, aquele que é plantado na Videira Verdadeira, o cristão nascido de novo pode e deve declarar isso diariamente. Mas faça isso com o verdadeiro sentido que a Bíblia apresenta: TUDO POSSO: Posso vencer e posso perder;  posso ser promovido e posso ser preterido na promoção; posso ter aquele super carro novo e posso até perder tudo; posso ter status, ser reconhecido e posso deixar de ter status e ser difamado injustamente; posso estar num banquete no melhor restaurante da cidade, e posso estar sem dinheiro sequer para comer uma salgadinho; pois “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”.
Voce compreende? Consegue “Aprender o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação”(Filipenses 4:12)?
PENSE NISTO

Um comentário:

  1. Graça e paz, Dalton!

    Passei para dar as boas vindas da UBE via blog. Parabéns pelo trabalho!

    Deus o abençoe, abundantemente.

    ResponderExcluir

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...