Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pare e pense


“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.” (Josué 14:6 a 14)



Não sei se você já leu as histórias em quadrinhos de Asterix e Obelix. Quem conhece sabe que é sempre uma opção para boas risadas. Além desses dois heróis, também surgem nelas outros personagens, dentre os quais me chama a atenção o Veteranix, nome ligado à sua muita idade. O Veteranix, mesmo idoso, depois de tomar a poção revigoradora está pronto para lutar. Isto me lembra CALEBE, que aos oitenta e cinco anos pede o privilégio de tomar posse, com luta, de uma poderosa cidade que Deus lhe havia prometido.

Fico pensando: De onde vinha tanta disposição? Será que Calebe, como Veteranix, também tomava algum energético para enfrentar os desafios? Mas percebo que não é nada disso. Na verdade não há outra fonte de energia para Calebe senão a que vem de Deus. A Bíblia mostra que Calebe foi vitorioso porque confiou inteiramente no Senhor (versículos 8,9,14). São reveladoras as suas palavras, em conjunto com Josué, ao levarem a Moisés o relatório de que haviam espionado em Canaã. Enquanto outros dez diziam que não era possível invadir o país, Calebe, com Josué dizia: "Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nesta terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Tão somente não sejam rebeldes contra o Senhor"(Números 14:8 a 9). Calebe se mostrou fiel no vigor de sua idade madura e assim permaneceu ao longo da vida. Sua fidelidade lhe trouxe honra, boas promessas, vitalidade e grandes vitórias. Os que não confiaram ficaram para trás, mas Calebe chegou lá e herdou a cidade de Hebrom.

Olhando para o exemplo de Calebe, também podemos dizer: "Vale a pena ser inteiramente fiel ao Senhor, em toda e qualquer situação, desde a juventude e até a velhice! Deus não se esquece de suas promessas, nem despreza aqueles que nEle confiam, e os recompensará na hora certa.

Pode até demorar, mas a recompensa virá
para aquele que é inteiramente fiel ao Senhor.
Fonte: Livro Pão Diário/11.05/2010


Um comentário:

  1. Excelente postagem, meu Irmão! Adorei a referência aos nossos livros de infância dentro do contexto do Blog (Calebe!)

    Parabéns pelo achado!

    ResponderExcluir

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...