Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

quinta-feira, 31 de março de 2011

A FÉ CRISTÃ

A Fé Cristã

 

André Curvello
A princípio, o que é isso de fé que tantas pessoas falam, umas demonstram possuir muito, outras nem tanto, e outras lutam intensamente contra?

A palavra vem do Latim fides, que quer dizer fidelidade e do Grego pistia, que significa acreditar. Ela trata de um acreditar muito forte, uma espécie de firme convicção sobre alguma coisa, mesmo sem provas aparentes ou verificadas, e em todo caso, a fé é um acreditar sem duvidar.

Em muitos aspectos da vida cotidiana, é atribuído um significado sinônimo com os verbos crer, acreditar, confiar, embora estes verbos não exprimam o verdadeiro sentimento de fé, considerando que podem carregar uma dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano, o que não é o caso da fé.

            No livro de Hebreus, temos algumas boas e belas definições sobre a fé, que servem para elucidar melhor o nosso entendimento:

Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”

          Hebreus 11:3 - “É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.

            Tratando sobre outro aspecto, fé não é ver a Deus, mas saber que Ele existe. Fé não é ver como o mundo foi criado, mas saber que foi criado por Deus. E da mesma forma que um cientista deposita sua fé em teorias quânticas que descrevem o movimento dos elétrons, é também preciso ter fé para acreditar em Deus e no Seu poder.
            Podemos também entender o significado da fé não somente pelo acreditar sem duvidar, mas também pelo confiar sem duvidar. No Antigo Testamento, temos uma passagem que demonstra como um homem, carregando tamanha confiança que aquilo que estava fazendo era sério, e que era o Senhor quem o estava guiando, foi capaz de ordenar ao Sol que ficasse parado, fato hoje que intriga cientistas até mesmo da NASA (http://estudosbiblicos.spaceblog.com.br/126644/O-dia-em-que-o-Sol-parou/):

Josué 10:12 – “ Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. “

Outro fato curioso foi o apóstolo Pedro começando a andar sobre as águas, numa espécie de ímpeto de tremenda confiança em Cristo.

Mateus 14:29 – “Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.”

Infelizmente, tal como ocorreu com Pedro, podemos ter picos de muita fé, mas logo podemos sofrer abalos em decorrência de dúvidas, questionamentos. Tal como dito é mostrado logo abaixo em dois versículos. No primeiro, Jesus havia acabado de acalmar uma forte tempestade que abatia o barco em que ele e os apóstolos estavam, e Jesus indaga-os sobre “Onde está a vossa fé?”, pelo fato de terem tido muito medo ante aquela agonia. No segundo versículo, é mostrada uma orientação de Tiago sobre aqueles que querem ter sabedoria, e orienta sobre o risco de duvidar.

Lucas 8:25 – “ Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? “

Tiago 1:6 – “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.”

            Após toda essa leitura, como podemos ter fé? Como podemos manter nossa fé? O apóstolo Paulo fornece uma poderosa resposta e orientação no livro de Romanos.

Romanos 10:17  - “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”

Trabalhando em cima disso, é o Espírito Santo que nos dá a fé através da leitura da Bíblia, quando ouvimos a Palavra. Da mesma forma, se você ouve a Palavra de Cristo, você tem fé nEle, uma coisa implica a outra.
  Esse é um aspecto poderoso da Fé Cristã. Ela é trabalhada dia a dia, diante das dificuldades, dos problemas e angústias. Ela é exercida exatamente através das incertezas da vida, e com as dúvidas que nos aparecem. A forma de batalhar contra isso é aprendendo mais e mais sobre Deus, através de Sua Palavra, crescendo em fé.

            Sem demais delongas, o livro de Romanos parece mostrar de uma forma bem resumida e sucinta o que é a Fé Cristã, como visto a seguir:

Romanos 10:8-9 - “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”


E não é tão somente acreditar na existência e no sacrifício de Cristo, mas também uma profunda confiança na existência e no poderio de Deus.

Hebreus 11:6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”


Depois do sacrifício de Cristo, não somos mais justificados por todo um conjunto rigoroso de criteriosas normas, condutas e procedimentos, normalmente tido pela Lei, mas agora somos remidos pela graça de Deus, bastando unicamente crer em Cristo, passando então a sermos também chamados filhos de Deus.    

Gálatas 2:16  sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
Gálatas 3:25  Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Gálatas 3:26  Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.


Esta última parte é um trecho retirado de 1 Coríntios 1 e 1 Coríntios 2, que demonstra o fato de muitos acharem a Fé Cristã uma coisa de louco, exatamente por não tratar coisas limitadas ao entendimento humano, mas que transcendem ao ilimitado poderio de Deus.

1Coríntios 1:18  Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
1Co 1:19  porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
1Co 1:20  Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
1Co 1:21  Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
1Co 1:22  Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria,
1Co 1:23  nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos,
1Co 1:24  mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
1Co 1:25  Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.

1Co 2:14 – “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

            De fato, o grande desejo de Deus é que nos apoiemos em uma confiança sem limiares no Seu poder, e da mesma forma, crendo também que Jesus existiu, veio à Terra na forma de homem, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou.

1Co 2:5  para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

E só tratando de um fato curioso dentro deste contexto de confiança no poder de Deus, e não dos homens, temos este versículo, exatamente localizado no meio da Bíblia:
Salmos 118:8 – “É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem.”

            O maior presente de Deus é a Salvação por meio de Jesus Cristo, que requer pura e unicamente a fé nEle.

Efésios 2:8 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;”




Ao ler o maravilhoso texto acima, só posso mais uma vez render graças ao bom Deus por sua maravilhosa GRAÇA, por nos revelar todo o seu cuidado conosco, por importar-se, por ser esse refúgio seguro!

Maravilhoso entender que “...Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.”(1Coríntios 1:27 a 29), levando-nos a concluir que a verdadeira fé Cristã não se baseia em dogmas, regras frias, (pré)conceitos, mas sim em relacionamento com aquele que é o criador dos Céus e da Terra, recebendo dEle a salvação e tendo reconhecido que isto se deve à sua maravilhosa GRAÇA.
Dálton Curvello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante. Obrigado!

Inscreva seu e-mail e fique por dentro das atualizações!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...