Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

terça-feira, 29 de junho de 2010

Pare e pense

O QUE É MAIS FÁCIL?

Romanos 12: 9 A 21 “Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas. Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe.  Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.  Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio! Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.” Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.”Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.”
                Paulo escreve aos Romanos sobre o relacionamento do cristão com a sociedade. Todo o capítulo doze de Romanos traz ensinamentos, orientações de Deus para a prática da justiça pelos que se diziam cristãos. A orientação para alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram tem sido interpretada de duas maneiras: Há uma corrente que diz ser para os crentes, mais fácil chorar com os que choram do que se alegrar com os que se alegram (Em virtude do sentimento de inveja que pode nascer nos corações ao contemplar a vitória do irmão), o que de fato tem acontecido.
                Porém, o que eu desejo abordar na meditação de hoje é: Você tem sido capaz do chorar com os que choram? Sim, pois eu agora pertenço à corrente que diz que alegrar com os que se alegram é fácil (Estar ao lado de vencedores, aparecer na foto, almoçar juntos em restaurantes chiques, desfrutar do status do irmão vitorioso é gratificante, não é?), mas eu pergunto novamente: E chorar com os que choram, você está pronto para isso? Manter-se ao lado daquele irmão quando ele perde o status? Estar firme apoiando, mesmo que apenas com palavras de conforto quanto esse irmão perde tudo, inclusive a saúde? O que temos visto no meio evangélico que prega a vitória a qualquer custo, não há lugar para deserto, não há espaço para crente derrotado (repreendo! Derrotado é o diabo). Reveja seus conceitos, meu irmão! Calebe foi um derrotado? Imagine se ele focasse seu conceito de vitória apenas no episódio em que ele voltou de espiar a terra trazendo notícias excelentes e pronto a conquistar essa terra? A maioria das igrejas de hoje em dia, essas que acreditam que a bênção de Deus se mede apenas em reais, em patrimônio, em status, excluiria o irmão CALEBE, e ainda o acusariam de estar com algum “pecado oculto”não é mesmo?
                Chorar com os que choram é mais difícil do que se alegrar com os que se alegram! Chorar com os que choram implica em atitude de renúncia, de aceitar os erros (ou que se julga erros) do irmão, e abraçar, acolher, estar junto. Mesmo que seja apenas o chamado “apoio moral”, que hoje em dia é mais fácil de se receber de incrédulos do que de antigos irmãos.
                E você, como tem se comportado? PENSE NISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...