Para ler NO Deserto

“Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.”(Josué 14:12)

VISITANTE NUMERO


Visualizar estatísticas do Blog

PÁGINAS DO BLOG

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pare e pense


“Paulo,
            apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus,
            aos santos que estão em Éfeso,
                        e fieis em Cristo Jesus”.
Efésios 1.1 Thompson (Contemporânea)

SANTO? EU?
Carta aos Efésios

Para você alguém inteligente é necessariamente sábio? Segundo o dicionário, inteligência é a “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar, é a compreensão e o conhecimento profundo”. E sabedoria é “a grande soma de conhecimentos, é o saber, a ciência, juízo, bom senso, razão, retidão”. E agora o que você acha? Uma pessoa inteligente é também um sábio? Você é inteligente ou sábio? Ou ambos?

A definição teologica para sabedoria certamente pode nos ajudar a entender melhor! No sentido teológico, sabedoria é o “conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas”. Agora sim creio que dá para você observar a distância entre inteligência e sabedoria. “inteligência é como um farol que ilumina seu caminho, mas que não te faz caminhar”. Já a sabedoria nasce do coração de Deus para o homem, assim o principio da sabedoria é o temor a Deus. Percebe? Você é inteligente ou sábio? Ou nenhum dos dois?

Eu pensava que inteligência e sabedoria eram a mesma coisa. Agora seguindo essa mesma linha de pensamento, que relação há entre “santos” e “fieis em Jesus”. Você diria que são características necessariamente relacionadas? Se você se diz cristão fiel então considerariamos também que é um santo de Deus?

O apóstolo Paulo, o mais provável autor da carta aos efésios, inicia a carta destacando os destinatários. Acredita-se que essa carta não era exclusivamente para os cristãos de Éfeso, mas uma carta geral a várias comunidades. Analisando o escrito, podemos ver que Paulo não destina a dois tipos de pessoas, mas a uma só: Aos santos que são fieis a Jesus Cristo. Vale ressaltar que em nenhuma versão bíblica o apóstolo ressalta que os tais “santos” são super humanos dotados de poderes ou algo do gênero.

Conclusão: Definição biblica para santo é: aquele “que serve a algum uso sagrado, dedicado, consagrado a Deus”. Em outras palavras, santo é aquele que é “separado para Deus”. Quando confessamos os nossos pecados em sinal de arrependimento, e cremos com o coração que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, somos feito santos de Deus, sabia? Porém permanecer em santidade (separado, fiel, obediente), é uma decisão diária. Enfim, você é um santo de Deus ou não? Pense nisto.

                Boa Quinta

               Fonte:      www.umbet.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...